Destaque

04/12/2017 - RODOANEL FICARÁ PRONTO EM 2018 AO CUSTO DE 26 BILHÕES..

Saiba mais

Notícias e Destaques - Gelog

Na Codesp, uma equipe para cuidar do tráfego de navios


O Porto de Santos conta com uma equipe específica para cuidar de seu tráfego marítimo. Essa é a responsabilidade da Supervisão do Tráfego Aquaviário (STA), que integra a Gerência de Acesso Terrestre e Aquaviário (Getaq) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária. Para executar essa tarefa, seus profissionais controlam as informações pertinentes aos navios destinados aos terminais situados nas margens direita e esquerda do complexo marítimo.

A Supervisão faz o controle dos navios em relação a sua documentação e dados técnicos, com a finalidade de efetuar a correta programação de atracação em obediência às normas, resoluções e legislação vigentes. Também faz seu acompanhamento até deixarem o Porto.

O setor também se responsabiliza pela solicitação, através de terceiros, para a execução de serviços acessórios durante a estada do cargueiro no cais – como o abastecimento de água e combustíveis das embarcações e escolta terrestre para mercadorias especiais e cargas de projeto.

A Supervisão ainda controla os calados operacionais dos berços e do canal do Porto – a profundidade máxima que um navio pode atingir, definida pela própria profundidade de cada uma dessas áreas. Com isso, programa as batimetrias (exames para medir o quão fundo está cada trecho do estuário) e a dragagem, realizadas pela Gerência de Dragagem da Codesp.

São os profissionais do departamento que analisam as sondagens obtidas após a dragagem dos berços, em conjunto com o serviço de Praticagem, para determinação do calado final, que é submetido à Capitania dos Portos. Somente então esses valores são homologados e divulgados pela Codesp.

Na Supervisão do Tráfego Aquaviário, atuam dois engenheiros e 20 técnicos portuários. Seus escritórios ficam no atuando Edifício Engº José Armando Pereira, ao lado do Armazém 12, na Margem Direita do complexo marítimo.

A equipe atua exclusivamente no Porto de Santos, sempre das 6 às 19 horas, com plantão aos sábados, domingos e feriados.
Fonte: Porto & Mar - A Tribuna