Destaque

04/12/2017 - RODOANEL FICARÁ PRONTO EM 2018 AO CUSTO DE 26 BILHÕES..

Saiba mais

Notícias e Destaques - Gelog

BRASIL, CAMPEÃO MUNDIAL NO ROUBO DE CARGAS


Brasil campeão mundial no roubo de cargas
Recentemente em visita a uma conhecida multinacional instalada no Brasil e, relevante fabricante de produtos eletrônicos, fomos informados que nosso país é o único em que são obrigados a arcar com custos relativos a PGR – Plano de Gerenciamento de Riscos.
Tal situação se deve as volumosas perdas causadas por roubo e extravio de cargas em suas operações brasileiras. Para se ter uma ideia, os dois países que vem logo atrás do nosso, são o México e a Polônia, com prejuízos astronomicamente doze vezes menores que os que esta multinacional arca no Brasil.
Esta simples análise mostra cabalmente o grau de risco a que estão expostas as transportadoras brasileiras, as quais são constantemente penalizadas pela ação de quadrilhas especializadas em roubo de cargas. Para fugir ou pelo menos minimizar riscos, as empresas de transporte são obrigadas a gastar enormes somas para atender aos planos de gerenciamento de riscos impostos por seus clientes e seguradoras.
A região sudeste (MG-SP-RJ-ES) por formar o maior centro consumidor de bens de alto valor agregado, acaba respondendo por cerca de 85% deste tipo de sinistro, estimando-se que sejam perdidos mais de um bilhão de reais a cada ano. Os produtos mais visados, são: alimentícios, cigarros, eletrônicos, farmacêuticos, químicos e autopeças. Adicionalmente, é relevante mencionar que em torno de 20% dos veículos de cargas, desaparecem juntamente com as mercadorias roubadas.
Esta multinacional, também nos informou ser o Brasil o único país dentre os mais de 171 nos quais opera, onde pelo alto risco de perdas, foi obrigada a criar o PGR – Plano de Gerenciamento de Riscos, para suas operações de transporte rodoviário.


Fonte: Institucional & Marketing Gelog