UE está disposta a resolver “questão Irlanda do Norte” no Brexit, diz May

Instagram ganha recurso de mensagem de voz no Direct
10 de dezembro de 2018
MP que dará verba de loteria a Segurança, Cultura e Esporte é sancionada
12 de dezembro de 2018
Exibir tudo

Primeira-ministra acredita que a maior parte dos líderes europeus está disposta a solucionar o problema

Qualidade - Por
EFE

Grupo Gelog -
access_time

11 dez 2018, 17h45

Carga Excedente - Londres –  A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou nesta terça-feira, 11, que acredita que a maior parte dos líderes europeus está disposta a solucionar o problema que dificulta a aprovação do acordo do Brexit no parlamento britânico.

Cargas Urgentes - O principal entrave no texto envolve o possível surgimento de uma fronteira entre a Irlanda, independente e integrante da União Europeia, e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, depois da oficialização da saída da região do bloco.

Home - May e UE concordam em manter a fronteira entre os dois países aberta, mas o Partido Democrático Unionista (DUP), favorável à manutenção da Irlanda do Norte no Reino Unido, é contrário ao pacto.

Comercial - A premiê do Reino Unido esteve hoje em Haia, na Holanda, para conversar com primeiro-ministro do país, Mark Rutte. Depois, foi a Berlim para um encontro com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e a Bruxelas, onde reuniu-se com os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Notícias -

Clientes - “O que eles me mostraram nessas reuniões é que existe uma determinação compartilhada para lidar com esse assunto e solucionar o problema”, disse May em entrevista à imprensa britânica.

Terminal de Containers - May adiou a votação prevista para ocorrer hoje na Câmara dos Comuns por falta de apoio ao acordo firmado por ela com a UE. Para resolver o impasse que impede o avanço do texto no parlamento britânico, a primeira-ministra disse que quer obter do bloco uma “certeza” que a cláusula para evitar uma fronteira na Irlanda do Norte será “apenas temporária”.

Trânsito Aduaneiro - “Essas são as garantias que pediremos aos demais líderes europeus nos próximos dias”, disse May, que amanhã deve se reunir com o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar.

Carga Química Embalada - Apesar das negociações, a premiê disse que o Reino Unido mantém a preparação para uma eventual saída da UE sem acordo no próximo dia 29 de março, o que ocorrerá se o parlamento britânico não aprovar o pacto firmado pela líder do Partido Conservador com o bloco.

Home - Perguntada sobre a nova data de votação do acordo, May se limitou a dizer que está apenas no começo das negociações das garantias que espera obter.

Fonte: https://exame.abril.com.br/mundo/ue-esta-disposta-a-resolver-questao-irlanda-do-norte-no-brexit-diz-may/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *